Para receber bem e não jogar nada fora



Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas minha máquina morreu e o celular está tendo que fazer milagres


Nos últimos dias, recebi a visita de uma amiga muito querida que acaba de chegar da Alemanha. Como o tempo durante a semana geralmente é insuficiente para o preparo de longas refeições, aproveitei bastante do que já tinha em casa para nosso jantar e resultou num momento muito agradável, regado a cubas libres e muitas histórias. Nada como uma girls' night no meio da semana para relaxar!

De entrada, servi pãezinhos frescos acompanhados da manteiga de sálvia que havia feito alguns dias antes e de uma carne assada que se materializou na minha cozinha pelas mãos da Cristina (minha ajudante e salvadora da pátria).

Adoro quando consigo servir "pratos de boteco" em casa, porque geralmente eles precisam ser preparados na hora, como as frituras (que nos deixam "defumadas" e ausentes do nosso próprio jantar), ou demandam muito tempo de preparo, como a carne assada. A carne assada da Cristina, feita com uma boa peça de lagarto, desmancha na boca. Ela leva bastante molho de tomate e, desta vez, foi recheada com uma linguiça calabresa com pouquíssima gordura. Então, carne assada bem molhadinha, temperada e macia, com rodelas de pão, é um desbunde.

Para arrematar, um spaghetti ao molho de "três queijos". Não gosto de excesso de queijos e gorduras na comida - geralmente, os pratos "a quatro queijos" me soam muito pesados e não me apetecem. Mas eu tinha pequenos pedaços de gorgonzola, gruyére e um excelente parmesão na geladeira que, surpreendentemente, resultaram num molho leve.

Ingredientes para o molho:

- "Os queijos" ralados ou picados, no caso do gorgonzola que é muito macio
- 1 colher (sopa) de maizena, diluída em um pouquinho de leite
- 1 1/2 copo de leite (usei desnatado)
- 1 caixinha de creme de leite (200 grs.)
- 2 dentes de alho finamente fatiados (o alho estava macio e adocicado, pois havia deixado dentro do forno junto com as torradas "a título de experiência", e ficou muito bom)
- 1 colher (sopa) de cebola ralada
- Sal a gosto
- Noz moscada em pó, a gosto
- 1 colher rasa de manteiga

Na manteiga, refogue o alho e a cebola rapidamente e acrescente o sal e a noz moscada. Acrescente o leite e quando estiver bem quente - não deixe levantar fervura -, abaixe o fogo e acrescente os queijos. Vá colocando a maizena aos poucos, até começar a ficar com consistência de um creme branco, sem parar de mexer. Acrescente o creme de leite e se for preciso, coloque mais um pouco de maizena, sempre diluída no leite, para dar o ponto desejado.

Retire do fogo, deite sobre a massa já cozida e sirva com um pouco de parmesão fresco ralado.

A massa fica ao critério de cada um. Usei um spaghetti porque era o que tinha, mas imagino que um farfalle ou penne combinem muito bem com este molho.

A sobremesa não conseguimos comer (também, só tinha sorvete de creme, caloria que não vale a pena depois de certa hora), mas minha dose de serotonina do dia foi garantida pelos deliciosos regalitos que minha amiga trouxe de Colônia. :)

Comentários

  1. ahhh, twinings... que gostoso!

    gente, macarrão é vida pura. meu molho preferido sempre será o de tomate, simples, pra passar o pãozinho no prato depois, bem chique!
    mas molho de queijos também é a delícia; amo gorgonzola!
    posso te visitar também quando você tiver macarrão e alguns queijos em casa? :D

    beijo, bom começo de semana.

    ResponderExcluir
  2. Pode sim! Mas vem rápido senão o Twinings acaba! rsss Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Glória! Eu adoro o seu blog!!! Arrasa Gourmet!
    Beijosss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas