Manteiga com especiarias



Estava pensando em mais um post para o tag "pensamento gordo", porque esta é uma constante na minha vida. Aí me lembrei de uma pequena ideia que pus em prática estes dias e queria compartilhar.

Fui ao Verdemar comprar provisões não encontradas na zona Norte, para receber um casal de amigos (momento, aliás, em que me dei conta de que ainda não consigo receber mais de quatro pessoas em casa, ao mesmo tempo. Estou trabalhando nesta questão).

Mas voltando ao supracitado mercado, como sempre, passei horas em frente à geladeira que expõe queijos, patês e conservas, com muita dificuldade em escolher apenas um ou dois para levar para casa.

Não recebi um centavo para fazer esta propaganda, mas preciso dizer que a equipe do Verdemar faz coisas incríveis mesmo. Camemberts e bries lindamente recheados com damasco e frutas vermelhas. Pedaços de requeijão já prontos para servir como entradas, temperados com ervas, ou nozes, ou azeitonas, ou tomate seco e toda sorte de especiarias. Torradinhas coloridas, azeites temperados, sushis frescos, delicados canapés congelados - tudo pronto para servir, fresco, bem feitinho e caseiro. A padaria, então, nem se fala. Ideal para quando vamos receber alguém em casa e o tempo para preparar tudo é escasso (geralmente é).

Mas vamos combinar que não há nenhum mistério em fazer uma boa combinação de laticínios com condimentos (a parte da geladeira que me deixa mais desorientada). E nesta minha última visita a este supermercado, notei que eles vendiam um potinho de menos de 200 gramas de manteigas temperadas por cerca de R$ 5. E aí me lembrei de um imenso pote de manteiga que tinha em casa e comprei então um raminho de sálvia fresca.

Só isso. Sálvia picadinha misturada na manteiga, na geladeira de um dia para o outro para a erva liberar seu sabor, para servir aos seus convidados como parte de uma entrada, com torradinhas coloridas. Comemos compulsivamente.

Imagino que esta combinação também possa ser feita com alecrim e manteiga, ou outros condimentos incorporados a um bom requeijão de corte.

Origem da foto: Meu celular :(

Comentários

  1. Oi Gloria!
    Eu fiquei muito, muito, feliz com a sua visita!
    Adoro o blog da Elisa, estou sempre por lá ela é uma figuraça! rs!
    Também fiquei muito feliz por conhecer este cantinho que está me dando altas águas na boca! rs!
    Eu que sou uma negação culinária vou te seguir rapidinho pra ver se consigo fazer marido mais feliz! hhahahahaha
    Beijões!
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi Glória!
    Já te falei que tenho um sério problema com blogspot? (rs)
    Meus browsers normalmente não abrem a parte de comentários, aí fica difícil interagir. Hoje eu consegui.
    Mas vamos lá: tenho uma receita enorme de manteiga de ervas, mas que simplifico pra não gastar tanto.
    Cebola picada, alho picado, mostarda dijon, ervas de provence (tomilho, manjericão, sálvia), molho inglês, conhaque, vinho branco, suco de 1 limão, curry e sal, batidos durante 1h30 na manteiga. No final, coloca salsa fresca picada e bate mais um pouco e tá pronto!
    Excelente pra colocar em um peixe ou frango grelhados, de um filé, em cima de batatas bem quentes e por aí vai...
    Tirando a preguiça, o resto é bom demais!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gloria!!
    Hoje passei pelo seu site, e confesso q me deu agua na boca! Acho q vou dormir sonhando com o bolo de chocolate da biza... Ah tb não posso deixar de dizer q vc é a paranaense mais meireinha q conheço, rsrsr.
    Bjs gulosos.
    Kelly

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos deliciosos comentários! :)
    Lu, que bom que você gostou!
    Girão, esta receita é complexa e parece deliciosa! Vou experimentar e te conto.
    Kelly, vai fundo no bolo que vale a pena. rss
    Bjos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas