Gelatina que vai e que vem



Em Minas não tem mais couve nos pratos em destaque dos restaurantes regionais. Tem ora pro nobis. O palmito, estrela dos pratos salgados há uns 15 anos, viu o tomate seco tomar seu lugar. E ambos foram substituídos pelos funghi e pelo alho porró.

O jiló, outrora segregado nas mesas, virou estrela do nosso Comida di Buteco (eu mesma venci meu preconceito). Termos como cozinha coletiva, cozinha molecular, slow food e comfort food vão surgindo nas revistas e sites antes de caírem na boca de todo mundo - com o perdão do trocadilho.

Algumas modas vêm e vão: bacalhau, ragus, tartares, o "chá com bolo", que de repente virou uma febre cult, o curry, queridinho dos anos 70 e agora de novo, com a proliferação de restaurantes tailandeses, e até o ratatouille, prato campestre desconhecido até seu ressurgimento no desenho daquele simpático ratinho.

É cíclico. Surgem novos ingredientes, desaparecem outros, voltam a aparecer ambos numa combinação inusitada. E assim descobrimos novos alimentos, desprezamos outros (pobres tachados de demodês... uma injustiça) por algum tempo, para depois voltar a fazer uma receita para "matar a saudade".

Eu tenho saudade das mesas de festas infantis decoradas com potinhos de gelatina. Hoje, as estrelas das festinhas são os cupcakes, balas gelatinosas e cakepops (bolos em palito). O brigadeiro de bolinha foi substituído pelo de colher. E a gelatina, ótimo elemento decorativo, sumiu, virou sobremesa light ou pior: virou sobremesa dos dias em que não tem sobremesa.

Mas não era assim. Lembro-me de folhear as revistas do tipo "Faça Fácil Festas" dos anos 80. Eu queria todas as festas. Por semanas a fio, minha mãe recortava em isopor os bonecos, pintava e aplicava purpurina, enchia balões, procurava materiais inusitados para compor cenários e cozinhava tudo em casa. Meu pai era o DJ e técnico de luz.

Eu olhava as revistas pensando em meu próximo aniversário e ficava encantada com a quantidade de cores possíveis: as mesas mais bonitas tinham bala de coco embalada em papel crepom, imitando grama; bolos cheios de corante formavam castelos; e os potinhos de gelatina viravam uma floresta multicor.

A gelatina de que mais gostava era a gelatina colorida. Às vezes ainda fazemos em casa, e eu volto a ter sete anos quando meto a colher nos primeiros pedaços e sinto o azedinho do limão e a textura lisinha dos pedaços de múltiplas cores.

Assim é:

Ingredientes

4 pacotes de gelatina: 2 verdes (limão), 1 vermelho (morango), 1 amarelo (abacaxi)
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de açúcar

Fazer três das quatro gelatinas normalmente em potes separados (uma de limão, uma de morango e uma de abacaxi), com cerca de dois dedos a menos de água do que o recomendado na embalagem, para que ela fique mais concentrada. Coloque cada mistura em um potinho separado. Quando elas estiverem frias e durinhas, corte cada uma em cubinhos e reserve, sempre separadamente.

A última gelatina de limão é feita normalmente. Depois de dissolvida, acrescente o açúcar e o creme de leite. Misture bem e acrescente os quadrinhos coloridos. Coloque numa forma e deixe gelar até ficar firme.

E você? De qual prato sente falta?

Foto: Acervo Nestlè

Comentários

  1. Sinto falta de omelete com espinafre... E gostaria de iniciar um movimento pela valorização da couve. Quem é a “orai por nós” perto de uma boa couve refogada com alho frito... Hummm...

    http://www.guiademulher.com.br/ver_dica.php?cid=receita-de-couve-refogada-com-bacon-1 FKDK....Rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahah
    Obrigada pelo "toque"! Já entendi o recado. ;)

    ResponderExcluir
  3. Ai adorei o texto! Me trouxe ótimas lembranças!
    Nas festinhas em casa da Baixada Fluminense aqui no Rio a gelatina ainda é estrela!
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de saudade de uma coisa que meu pai fazia pra mim:
    Aposto que vc nunca ouviu falar em FUBÁ SUADO!!!
    É comida de roça, sabe? Fica muito parecido com um cuscuz.
    Ele colocava fubá num prato, salpicava agua por cima e misturava com a mão. Fica parecendo uma farofa emboladinha. Aí vc refoga ele, com bastante alho (senti até o cheirinho), pinga agua de vez em quando e tampa pra ele ficar "suado".
    Ele também colocava pedacinhos de lombo desfiados, que ficavam agarradinhos nas bolinhas do fubá!
    Bom pra comer com esse tempo emburrado...
    Tão bobo e tão gostoso!Lá,lá,lá... Agora fiquei com saudade mesmo foi do meu pai...
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. amei a sua receitinha, que abre mão da gelatina sem sabor - que faz o que a sua 2 de limão faz aqui.
    eu tenho preguiça de fazer gelatina, e olha que é a coisa mais fácil do universo. mas eu tenho 2984766724 pacotes aqui e sempre quero fazer essa que vc colocou. e a minha gelatina sem cor/sabor venceu, e eu continuo adiando fazer as outras.
    acho que reempolguei. vou fazer desse jeito, porque tô com medo de perder todas as outras também.

    ;)

    (e sim, vou ser secretária nas eleições. não é TUDO na vida da pessoa (não) politizada??? ai)

    ResponderExcluir
  6. Oi Gloria! Tudo bem? Obrigada pelo comentario no meu blog. Acho que vc tb gostaria do blog da minha amiga, uma americana que mora no Brasil e escreve receitas super legais no blog dela: http://saltycod.blogspot.com/

    Abs, Rachel

    ResponderExcluir
  7. Gló, amei o post. Deu saudade da época que minha mae fazia gelatina colorida em cubinhos, era tao bom! hummmm..
    Mas nao caiu de moda viu? No restaurante "bem natural" (próximo da Cemig), gelatina estrela ainda é uma das mais escolhidas pela clientela local! Tudo de bom!!!

    Beijao
    Phurah

    ResponderExcluir
  8. Meninas, obrigada pelos comments. :) Que bom saber que uma boa comidinha "véia" ainda tem seu lugar. hehehehe

    Acredita que eu postei isso de manhã e, na hora do almoço, tinha gelatina colorida no bandeijão? Foi impressionante. rss

    Rachel, que delícia este blog. Obrigada pela dica!

    Quéroul, e força na peruca domingo hein. Vai ajudar o Brèsil! hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gloria, eu posso ler portuges mais ou menos, não tudo palavras...nunca tenho aulas de portuges, e depois oito meses eu seis só que eu ouço. E escrever, muito mal tambem. mais, se eu não tento, nada vai :P

    glad youre a new reader, haven't had a chance to post in a while...finally this weekend! i love it that you hace mostly Indian spices as your background! the lack of spice in brazilian diets has been one of my sadest realizations. but we usually have curry once a month in my house :P i have a lot of American friends (well, just bloggers, never met them) in BH, so it is inevitable that i will be visiting within the next year :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  10. "Grória"!
    Te mandei a foto daquele lombo!
    Tomara que ela refresque sua memória e eu ache a receitinha dele aqui da próxima vez que eu entrar...hi,hi,hi......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas