Risotto de aspargos com fonduta de queijo taleggio



Certa vez, intuitivamente, ao constatar a escassez de ingredientes na cozinha, fiz um risotto de aspargos e cogumelos, que era o que eu tinha em conserva no armário. Tempos depois, uma caixa de arroz arborio estampava um risotto cremoso de aspargos verdinhos e foi suficiente para eu ficar com aquilo na cabeça, pensando em repetir e experimentar a receita, mas com os legumes frescos.

A caixa em questão trazia a receita de um risotto de aspargos acrescido de uma "fonduta de queijo taleggio". Apropriei-me de alguns de seus passos, mas fiz à minha maneira, conforme achei mais adequado.

A fonduta italiana tem a mesma origem do fondue francês: "fondre", ou fundir, derreter. Poucas coisas são mais agradáveis ao paladar do que queijo derretido. Queijo derretido é unânime e, com especiarias e um toque de vinho ou kirsh, é a combinação ideal para qualquer legume, cogumelo ou pão que lhe apeteça. Isso me lembra a cena de Ratatouille em que o ratinho gourmet dá a seu irmão gordinho um pedaço de champignon tostado com queijo, e ambos vêem estrelinhas e ouvem o badalo de pequenos sinos. É mais ou menos isto.

E eu nunca havia imaginado "fundir" algo como acompanhamento de um risotto, mas revelou-se uma ideia incrível. O creme de queijo sobre um montinho de risotto, com o sabor marcante e salgado do taleggio, se transforma num pequeno Vesúvio da gula. Derreti.

Foi assim...

Ingredientes:

12 aspargos frescos
100 grs. champignon
350 grs. de arroz arborio
1/2 cebola pequena picada
1 xícara de um bom vinho branco seco
200 grs. de creme de leite
1 colher de manteiga
600 ml de caldo de legumes
200 grs. de queijo Taleggio à temperatura ambiente
Pimenta do reino e sal a gosto

Bater 3 aspargos crus com 100 ml. do caldo de legumes no liquidificador e reservar este creme. Cozinhar os outros aspargos inteiros, por 5 minutos, em água fervente e sal. Fatiar finamente os aspargos cozidos e os cogumelos, deixando as pontas dos aspargos inteiras para decorar os pratos.

Numa panela, refogue a cebola picada na manteiga sem deixar dourar e acrescente o arroz. Mexa e acrescente o vinho. Quando a mistura estiver quase seca, acrescente o caldo de aspargos e, posteriormente, o caldo de legumes, sempre mexendo, aos poucos, à medida que o arroz começa a secar. Ao final do cozimento, acrescente os aspargos e cogumelos fatiados. Ajuste o sal e a pimenta do reino.

Em outra panela, derreta o queijo Taleggio e incorpore o creme de leite, mexendo até que se torne um creme homogêneo de queijo. Sirva em porções individuais, com o creme no centro dos montinhos de risotto. Enfeite com pontas de aspargos.

Comentários

  1. "pequeno vesúvio da gula"...
    Só voce mesmo, Grória!!!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Patto, ficou bom demais!!!!! Faça em casa, com qualquer sabor, é facílimo. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse prato ficou mesmo especial, recomendadíssimo!Adorei o Blog!

    ResponderExcluir
  4. Menina aonde eu acho esse queijo...? Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amanda, o queijo eu encontrei fresquinho no Verdemar. Procure um bem macio! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. esse risoto ficou maravilhoso. sonho com o repeteco.

    ResponderExcluir
  7. Você tem a receita original ? Eu também já fiz a minha maneira, pois não encontrei o queijo Taleggio, mas agora queria tentar a receita original, pode me passar ? Obrigada ! consultar.ambiental@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas