Inspiração "latin finger food"



A comida de toques latinos, apreciada "a dedo" na Mambo Drinkeria, me deixou com vontade de reunir os amigos para uma noite de drinques coloridos e mais finger food divertida e apimentada, mas desta vez, em casa. Há tempos me mudei para este novo apartamento e estava devendo o convite para uma turminha específica, que eu tinha certeza de que não ia negar fogo em plena quinta-feira e que ainda ia fazer bonito nos drinques (um deles possui excelente habilidade com copos, destilados e socadores de limão!).

Foi uma diversão só e rendeu até perto de 3h da manhã. Todos trabalharam cedo no dia seguinte, com suas caras de "não dormi", mas valeu a pena! Meu amigo, que podia ser bartender nas horas vagas, criou um refrescante drink de tangerina, rum, morangos e gengibre. Também bebemos uma invenção que levava Absolut Ruby Red com morangos e hortelã. Muito refrescante!

Para acompanhar, servi:

- Pequenos sanduíches de cheddar com cebola marinada no shoyu, no pão sírio
- Conserva de berinjela com torradas integrais
- Guacamole com nachos

Também estava pronta para servir tacos recheados com carne picante e queijo, mas estes ficaram para o almoço do dia seguinte.

Às receitas desta noite, para não esquecer:



Conserva de berinjela

3 berinjelas maduras
1 pimentão amarelo
2 ou 3 cabeças de alho
Azeitonas pretas
1 cebola pequena picada, rapidamente refogada em azeite de oliva
Um punhado de castanhas de caju grosseiramente trituradas
Pimenta do reino e sal a gosto
Um punhado de manjericão desidratado
Azeite à vontade

Cozinhe as berinjelas inteiras, sem casca, em água já fervente por cerca de 5 minutos. Retire, aperte-as em um pano limpo para tirar o excesso de água e reserve. Pique finamente o alho, o pimentão e as azeitonas. Corte da forma como desejar as berinjelas (eu cortei longitudinalmente, em tiras bem finas, como um spaghetti) e misture-as aos demais ingredientes. Acerte o sal e a pimenta e regue com azeite.

Guacamole

2 abacates médios maduros (servem cerca de 4 a 6 pessoas)
Suco de meio limão
Cebola ralada a gosto (pode ser 1 pequena)
1 tomate sem sementes picado
1 dente de alho socado
Pimenta do reino e Tabasco a gosto
Sal a gosto

Algumas receitas utilizam também coentro e azeite, mas eu particularmente acho suficiente o que citei. Amasse a polpa do abacate com um garfo e incorpore os demais ingredientes. Sirva com nachos e um pouco de pico de gallo - uma saladinha de tomate, cebola, cebolinha e coentro, temperada com sumo de limão e azeite. Os nachos são muitíssimo bem representados pelos famosos Doritos, que vão muito bem nesta mistura.

Os sanduíches de cheddar com cebola no shoyu são facílimos de fazer. Eu utilizei o cheddar em copo da Polenghi. A cebola, bem picada, é refogada no azeite e acrescida de molho shoyu. Tudo isto no pãozinho árabe e levado ao microondas por poucos segundos; fica idêntico ao recheio do Cheddar McMelt e agrada a todos.

A receita do tacos recheados fica para o próximo post e não tarda! :)

Comentários

  1. Pessoas divertidas, comida de primeira e bebidas deliciosas. Enfim, uma noite perfeita!

    ResponderExcluir
  2. De fato a noite foi mágica! Pessoas bacanas, papos excelentes, comidas e bebida de primeira!!! Foi tão bom, que se tivesse abacaxi com coentro (duas coisas que eu odeio) eu comia e acho que acharia bom! Glorinha tem as manhas na cozinha! Quanto a minha habilidade de fazer drinks, elas já não eram lá essas coisas, agora com o papo torto do “socadores de limão”, vou aposentar de vez essa história de ser barman, hahahaha. Que isso Glorinha, depõe contra porra!!! Hahahaha...
    Dan

    ResponderExcluir
  3. Que isso, Dani! Aposenta não! hehehe :) Valeu pelos comments, meninos! :*

    ResponderExcluir
  4. Serei a nova socadora de limão, vou superar esse barbudinho ai, cês vão ver!! ehehehehe

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha te dou o maior apoio, Carol! Mas primeiro vc tem que começar a beber, né! :P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas