Aula de Tiramisù

A cantina da escola onde estou estudando italiano é uma mao na roda. Uma equipe de tres funcionarias esta sempre a postos, com a mao na massa, sorrindo e tentando entender o italiano tosco que falamos, pronta para fazer um cappuccino bem gostoso ou oferecer o menu do dia por um preço muito melhor do que o dos restaurantes proximos.

Na vitrine no balcao, os quitutes mudam, conforme o cotidiano da doceira, Erica, ou as compras de sua mae, parte da equipe. De vez em quando tem ciambellone de chocolate com baunilha, bolo de nozes ou chocolate, ou cornetto de recheios variados (croissant, nome frances para a mesma iguaria que os italianos se recusam a pronunciar). E às vezes tem também... tiramisù, por inacreditaveis 0,90 euro.

Comecei a comer o tiramisù preparado pela Erica vorazmente. Até que um dia, provavelmente cansada de me ver gemendo e contando repetidamente as historias de como e porque vivo à procura do tiramisù perfeito, Erica virou para mim e disse: "vou fazer tiramisù na proxima terça-feira, às tres da tarde, quer vir?", bem naquele jeito romano, tranquilo, mas direto. Meus olhinhos brilharam e, na terça-feira, meia hora antes, eu ja estava la, de bloquinho e camera em punho.

Segundo Erica, era assim que a nonna de sua nonna fazia...

Tiramisù da Erica

4 ovos
150 grs. de açucar
400 grs. de mascarpone
350 grs. de creme de leite fresco
2 xicaras de café frio
1 pacote de biscoitos tipo champanhe

Quebre os ovos inteiros em uma vasilha. Acrescente o açucar e bata bastante na batedeira, até virar um creme fofo. Acrescente o mascarpone nesta mistura e bata um pouco mais, para homogeneizar o creme, sempre mantendo-o fofo e com bolhas de ar. Separadamente, bata o creme de leite até que ele adquira consistencia de chantilly, com picos bem firmes. Misture-o ao creme de ovos rapidamente, revolvendo tudo de baixo para cima, e reserve. Monte o fundo de uma travessa (ou de pequenas porçoes individuais) com os biscoitos, molhando-os rapidamente (eles nao devem ficar ensopados!) no café frio. Por cima do biscoito, deite o creme e movimente as travessas para que ele seja distribuido de forma homogenea. Deixe na geladeira por no minimo tres horas e polvilhe com chocolate amargo em po na hora de servir! :D

Algumas observaçoes apos pesquisas que tenho feito sobre o tiramisù: a "nonna da nonna" de Erica sugeria colocar uma colher de rum no café, antes de molhar os biscoitos. Isto traz um gostinho diferente ao tiramisù, mas mascara o gosto do café, que deve ser a marca deste doce. Ha divergencias sobre isto e ha quem diga que o "verdadeiro tiramisù nao leva alcool", mas trarei mais informaçoes a respeito no proximo post. Outra coisa importante é que trabalhar com as claras separadas das gemas, batendo-as em neve antes de misturar tudo, pode fazer o creme ficar mais aerado. De novo, se seu interesse no tiramisù for tao preciocista quanto o meu, espere pelo proximo post! :D

Grazie tanto a Erica e alla sua madre, per la gentilezza! :)











Comentários

  1. quero muito! acho que eu nunca VI mascarpone pra vender (não que eu tenha procurado com afinco, também...), e eu comi tiramisú uma vez só na vida.
    enfim, quero muito!

    amei a fotinha. muito linda de tiramisúzinho na mão.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!! Será que dá pra reproduzir a criação em terra brasilis? Beijos, amor

    ResponderExcluir
  3. Bacana demais, Glória!
    Isso que é imersão na cultura do lugar... Você está aproveitando como poucos aproveitariam.

    Girão

    ResponderExcluir
  4. Amooooo tiramisú e vou esperar o próximo post porque meu interesse é preciosista como o seu. Delícia de viagem e de textos queridona. beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, gente! Que bom que estao gostando! Obrigada por acompanharem. Assim que voltar pra casa, farei um tiramisù baseada na minha experiencia em Roma e conto pra voces se deu tao certo. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Hummm... adoooro!!! Com certeza tb vou testar!
    Bjim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas