Saladas multiculturais



Foto: Ingrid Furtado


Hoje, o Comer e Andar tem a participação especial de uma amiga jornalista que deixou as nossas redações e botecos e mandou-se para o Estado norte-americano do Texas. Foi por uma boa causa: o amor!

Ingrid já havia flertado com a vida nos EUA, em uma experiência durante a faculdade. Ficávamos horas conversando sobre isso, nos corredores do prédio 13, enquanto ela vivia anos de um amor à distância, daqueles que quase matam de saudade e fazem a conta de telefone crescer exponencialmente.

Ingrid retornou ao Brasil por alguns anos, mas continuou dividida entre "a vida lá e a vida aqui". Decidiu-se, por fim, e foi de mala e cuia. Agora, em Houston, ela se casou, trabalha em dois sites, escreve matérias em inglês e vem experimentando muitas novidades além do tex-mex. Muito fina!

Em um festival cultural, ela arriscou provar um estranho prato roxo da Armênia, que lhe foi compartilhado por uma colega daquele país. E então descobriu que nada mais era do que uma salada fresca, ótima para dias de calor, fácil de preparar.

Assim ela me enviou:

Em um festival cultural de que participei na Universidade de Houston, vi um prato estranho e bonito, em um canto da mesa. E percebi que tinha maionese, um codimento que não aprecio.

Mas a cada vez que passava pelo prato, havia menos quantidade. Ou seja, devia ser gostoso. Resolvi experimentar, e pra minha surpresa, era beterraba ralada com sementinhas de romã! Comi mais e mais.

Como não gosto de maionese, improvisei uma receita sem este ingrediente. Super simples e menos calórica. É uma salada bonita, crocante, refrescante e com toques mediterrâneos! Vale a pena improvisar com outros ingredientes também!


Armenia Beet Salad with Pomegranate (da Ingrid)

Ingredientes:

3 ou 4 beterrabas descascadas e levemente cozidas
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Uma romã
Suco de meio limão ou 3 colheres de vinagre (à sua escolha)
Azeite a gosto

Corte as beterrabas em palitos. Retire as sementes da romã e misture-as à beterraba, com salsinha, azeite, limão ou vinagre, pimenta do reino e sal. É só saborear, bem fresquinha!

A versão original armena, segundo ela, leva beterrabas, alho, castanha de caju picadas, sementes de romã, iogurte, maionese, sal e pimenta do reino.

Deve ser bem interessante também. Obrigada, Ingrid! ;)

Comentários

  1. HUMM....Adoro beterraba! Mas tbem não gosto de maionese não...estranho, né?
    Eu, uma glutona, não gosto de maionese...rs..
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Adoro maionese e como beterraba como maçã! Acho que essa receita é pra mim! rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas