Quando o cheiro define um lugar



Algumas das minhas memórias mais bonitas de uma viagem à Alemanha são compostas pelos cheiros. Aliás, em geral, adoro sentir os cheiros diferentes e característicos de cada lugar. É claro que, na maioria das vezes, isto está ligado à culinária local. Os cafés e as feiras, especialmente, são sempre convites irresistíveis.

No frio extremo no Natal alemão, os mercados ao ar livre - os Weihnachtsmärkte - exalam um cheiro muito especial, característico. O vento gelado parece fazer com que doces, assados, panelões de glühwein e os mais deliciosos e quentes odores se espalhem mais rápida e profundamente por toda parte.



Uma cidadezinha medieval da Baixa Saxônia registrou-se para sempre na minha memória: era Goslar, diminuto município incrustado nas brancas montanhas Harz, protegido dos horrores da Segunda Guerra e que, por pouco, quase ficou para trás da contemporaneidade também. São mini-casas em mini-ruas antigas, que cheiravam a mel, chocolates borbulhantes, pernis assados e nuts de todos os tipos tostadas em açúcar, perfumando o ar e atraindo narizes vermelhos.



O centro histórico de Goslar, patrimônio mundial da Unesco, possui arquitetura em estilo românico e já foi conhecido como "Roma do Norte". São mais de 47 capelas e igrejas. Uma história curiosa desta cidade é sobre a segunda torre de uma destas igrejas - a mais alta. Ela assim foi construída, segundo relatos locais, como um ponto de observação para incêndios. As casinhas medievais com seus telhados de palha pegavam fogo à toa, e por muito tempo, os vigilantes das torres avisavam aos bombeiros em tempo hábil para que o fogo não se alastrasse.

Em Goslar, fiz um "programa de meninas" divertido e alegre num dia ensolarado de inverno, e tomei um espesso chocolate quente fumegante.



O mel das montanhas Harz também ficou na memória. O potinho de uma florada chamada Linde, brilhante, amarelo, perfumado, guardei como souvenir por alguns anos até que se quebrou, espalhando seu aroma por toda parte.

Infelizmente, não fiz boas fotos de Goslar; estas aqui postadas são dos sites da prefeitura de Goslar (www.goslar.de) e Images of Europe (www.kto-to.de)

Comentários

Postagens mais visitadas