O bolo de chocolate da tia Iracema



Por estes dias, em conversa de mulheres na cozinha, eu e minha mãe nos demos conta de uma coincidência engraçada. O que levou a este fato remonta, novamente, aos dotes da bisavó Neném.

A bisavó Neném tinha dois casais de filhos. Das filhas, a única que demonstrou ter herdado as habilidades culinárias - e a maioria das receitas - de Neném foi a mais nova, Iracema. Até hoje, aos 91 anos, ela se lembra das receitas de cor. Ao telefone, o assunto é sempre comida ou alguma dica de culinária. E ela sempre explica, argumenta, sugere, se lembra dos ingredientes e medidas. "Olha, este bolo é ótimo e leva só três ovos. Você deveria experimentar". Coisas deste tipo.

Iracema ainda cozinha de tudo e envia seus quitutes "família afora", embrulhadinhos em papel manteiga, que ela faz chegar às mãos dos familiares com frequência, por algum portador que se disponha. Baba de moça, geleias, bolos - sempre uma surpresa doce, enfeitada com umas fitas de presente.

Sempre em novembro, perto do dia 19, ela ligava para mamãe, sua sobrinha, e perguntava: "qual bolo você quer de aniversário?" E ela sempre respondia, escorpionina chocólatra que é: "bolo de chocolate com recheio e cobertura de brigadeiro".

Só tia Iracema tinha esta receita. De um ano para o outro, o bolo só aumentava, à medida que o grupo de amigos crescia, mas o sabor era sempre o mesmo.

O engraçado é que, apenas agora, em 2010, eu soube desta história. E então me lembrei que todos os anos, em setembro, quando minha mãe pergunta: "qual bolo você quer de aniversário?", eu respondo, meio intuitivamente, já imaginando a delícia que é o excesso de chocolate e o creme do brigadeiro melando as pontas dos dedos: "bolo de chocolate com recheio e cobertura de brigadeiro". Será algum tipo de memória gustativa genética?

De qualquer forma, para quem quiser assimilar a tradição, vai aí a receita:

Ingredientes para uma camada de bolo:

1 xícara de manteiga (160 grs.)
2 xícaras de açúcar (240 grs.)
2 xícaras de farinha de trigo (230 grs.)
1 xícara de leite
5 colheres (sopa) de Nescau
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 pequena xícara de café feito
2 ovos

Para o recheio/cobertura:

1 lata de leite condensado
chocolate em pó a gosto
1 colheres (sopa) de manteiga

Massa:
Misture a manteiga, o açúcar, as gemas até virar um creme claro e fino. Junte a farinha, o Nescau, o café, o leite já com o fermento e, por último, delicadamente, as claras em neve bem firmes. Leve ao forno em tabuleiro de cerca de 40 cm, untado e polvilhado com farinha de trigo, a 180 graus, por cerca de 40 minutos.

Recheio:
Cozinhe todos os igredientes em banho-maria, para que o brigadeiro fique mais fino e liso, até dar o ponto de um creme espesso. Depois de morno, deitar sobre o bolo.

Observações: Esta receita é para uma camada simples de bolo. Para um bolo de festa, recheado, deve-se dobrar a quantidade de ingredientes, fazendo dois tabuleiros de bolo e o dobro de recheio e cobertura.

Enfeitar com chocolate granulado, bem festivo.

Comentários

Postagens mais visitadas