Sabor de maçã e infância



Certos cheiros e sabores sempre remontarão à infância de alguém. Neste início de 2011, fizemos uma torta que há muito não comia, suscitando lembranças de mais de 20 anos atrás. A torta com recheio cremoso e lâminas de maçãs clarinhas, sobre uma superfície espelhada, me transporta a uma cidadezinha onde vivi e à companhia de uma antiga amiga.

Convivi com ela por cerca de dois anos mágicos, antes que ela fosse embora, cumprida uma missão que só o destino sabe. Em turmas separadas na escola, dávamos um jeito de trocar cartas com notícias de alta importância. Uma vez, um bilhete seu chegou com a seguinte mensagem cifrada: "tomei a liberdade de inscrever nós duas para uma barraca na festa junina. Depois te explico".

Do alto dos meus nove anos, fiquei apavorada, imaginando que tipo de coisa nós iríamos vender aos adultos. Depois, ela me expôs seu plano. Sucos, mini-tortas e bijouterias. Em pouco tempo, produzimos o estoque de bijouterias sob a supervisão da minha mãe, que foi a designer das peças. Os sucos de frutas não foram nenhum problema.

Minha amiga não tinha muito jeito com os fechos de metal, as peças de plástico e os fios de náilon, mas moldou a tortinhas perfeitamente. Elas tinham um recheio cremoso com finas fatias de maçãs por cima. Produzíamos as tortinhas em série, em pequenas formas de empada. Minha função era colocar os recheios sobre a massa com uma pequena colher. No fim, raspamos as panelas, comemos as tortinhas que não saíram muito bem e vendemos todo o resto em poucas horas de festa. As bijouterias, bem... sobraram algumas. :)

Torta de maçã espelhada

Massa

2 copos de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
3 colheres de açúcar
2 gemas
1 colher de leite

Amasse todos os ingredientes com as mãos. Vá adicionando farinha até a massa ter uma unidade. Deixe-a coberta, descansando, por meia hora. Abra a massa e utilize-a para moldar a base da torta. Fure-a com um garfo e asse em forno a 200 graus, até a borda ficar dourada.

Recheio

1 lata de leite condensado
2 copos de leite
2 gemas
2 colheres de amido de milho

Leve ao fogo baixo na panela, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar e coloque sobre a massa já assada.

Cobertura

1 copo de suco de laranja
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de amido de milho
2 maçãs fatiadas finamente

Leve o suco de laranja, o açúcar e o amido de milho ao fogo, até engrossar como uma geleia. Sobre o recheio, disponha as maçãs e cubra-as com este creme em toda a sua extensão.

Esta torta também pode ser feita com morangos; a massa base também serve para várias outras tortas doces.

Comentários

  1. Que historia linda! Que torta linda! Como já dizia Caetano: Tudo é liiiindo! rs!

    Beijo Glória!

    ResponderExcluir
  2. Delícia de torta!!
    Mas...quero a receita da torta de palmito já!!!!! Anda!!!
    rss...
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Ei Patto! Não fotografei a torta de palmito :-/
    Vou pedir a receita para mom anyway e aí te passo, se não fizer um post sobre ela :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Glória,
    Linda a história!
    Descobri o seu blog por acaso e estou degustando ele bem devagar, delícia de se ler.
    Beijos,
    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Gló, depois dessa torta de maçã, você me conquistou. Quer casar comigo? Deixo você fazer comida TODOS os dias e ainda lavo a louça. HAHAHA!!

    ResponderExcluir
  6. Ei Gloritcha....amei a receita. Vou testar. POde acresccentar canela? Eu amo coisas de maçã com canela. Inclusive, tem um brioche mara com os dois ingredientes. Conhece uma receita? Beijos

    ResponderExcluir
  7. Excelente receita ! Eu tinha ela anotada ha mais de 10 anos atras e fazia com regularidade quando vivia no Brasil. Ja guardei no meu computador e e' ploenamente realizavel aqui na Holanda, os ingredientes sao muito faceis. Um abraco !

    ResponderExcluir
  8. Amei essa receita, faço e todo mundo adora!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas