Rosbife à moda russa



Entristece-me jogar comida fora. Especialmente aquelas que fazemos com um desejo antigo por trás; aquele doce que não comemos há muito tempo e cujo último pedaço acaba ficando na geladeira ad eternum, um deixando para o outro até que ninguém come; o restinho de feijão que fica no pote de plástico até secar - não é típico na casa de vocês?

Findas as festas de fim de ano, ficaram alguns vinhos. Abrimos um e outro e, no dia seguinte, ficaram aqueles últimos "três dedinhos" na garrafa, dentro da geladeira. Foi a deixa para um filé de alcatra sem gordura e muito macio, que estava à espera. Não sei a origem desta receita, mas já ouvi dizer que é "à moda russa" e fazemos com muita frequência, para aproveitar os últimos goles de um bom vinho tinto.

Ingredientes para uma peça de cerca de 450 grs:

1/2 cebola grande picada ou 1 pequena
150 grs. de alcaparras ou cogumelos fatiados, o que você tiver em casa
200 ml. de vinho tinto seco de boa qualidade
200 grs. de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva
Água suficiente

Numa panela de alumínio ou ferro, com azeite bem quente, coloque a peça de alcatra inteira com um pouco de sal e vá girando-a com um garfo até que ela fique bem dourada por fora. Retire a peça e, na panela "sujinha", coloque um pouco mais de azeite e frite a cebola picada, depois acrescente os cogumelos. Recoloque a carne naquela mistura e acrescente água aos poucos. Tampe a panela e deixe cozinhar.

Próximo do ponto de cozimento (espete um garfo para verificar a cor do sumo do interior da carne), acrescente o vinho e deixe reduzir até que se forme um caldo espesso e escuro. Acrescente o creme de leite, acerte e o sal e a pimenta. O ideal é que a carne fique rosada por dentro e que ela seja fatiada na hora de servir, para não ressecar.

Servimos com batatas cozidas e levadas ao forno, temperadas com alecrim e manteiga. E mais uma garrafa de vinho.

Comentários

Postagens mais visitadas