Como manter um regime?



Peço desculpas pela falta de assiduidade neste espaço virtual, mas imaginem vocês que um blog como este, aliado a um relacionamento que completou quatro anos este mês, são fatores altamente engordativos. O resultado é que eu precisei entrar em regime e reeducação alimentar se quisesse retomar o uso das minhas roupas mais bonitas.

Folheei meus livros de receitas e constatei o óbvio que, infelizmente, tudo que há de mais apetitoso possui muito mais calorias do que o juízo manda. Comer iogurte desnatado, queijo branco, saladas com poucas variações e toneladas de frutas é, de fato, mais fácil do que usar a criatividade para manter-se esbelto. No entanto, para glutões como eu, torna-se uma rotina insustentável.

Então ontem resolvi botar a mão na massa (ops! Massa nem pensar) e fazer de fato uma refeição leve, de poucas calorias, mas que satisfizesse meus desejos por sabores mais ousados do que esta lista de ingredientes com os quais temos que nos acostumar durante a semana! Vou tentar seguir esta linha. Preciso apenas parar de fazer careta para receitas de doces que incluem, entre seus igredientes, "colheres de adoçante".

Há tempos vi o frenético Jamie Oliver fazendo este peixe ao limão siciliano e achei uma ótima opção retomar a atividade na cozinha, sem assassinar os ideais dietéticos. É um prato leve, mediterrâneo, com o frescor do limão. Para acompanhá-lo, arroz branco (só para os convidados), uma farta salada de folhas e batatas cozidas com sardinhas (comer bem devagar e só duas rodelas!!). O peixe adaptei ao que eu tinha, sem seguir à risca a receita.

Peixe ao limão siciliano

500 grs. de filé de um bom peixe de rio sem espinhas (eu usei tilápia)
2 colheres de alcaparras
1 1/2 limão siciliano
Alecrim à vontade
Salsa fresca à vontade
Sal a gosto
1/2 xícara de vinho branco seco
Azeite de oliva extra-virgem

Deixe o peixe marinando por pelo menos 40 minutos em uma mistura de alecrim, salsa, sal e suco de meio limão. Depois, disponha-o num refratário untado com azeite e coloque o vinho e as alcaparras. Regue com azeite e coloque, sobre os filés, rodelas bem finas do restante do limão. Leve ao forno médio-alto e cubra com papel alumínio após os primeiros 20 minutos. Retire quando o peixe estiver desmanchando ao toque de um garfo.

Observação: Jamie Oliver utilizou postas de peixe em vez de filés e acrescentou pedaços de anchovas nesta mistura. Deve ficar muito bom também.



Batatas com sardinha

Cozinhe batatas descascadas, cortadas em rodelas, em água e sal. Retire-as ainda firmes e coloque em um refratário untado com manteiga. Passe um pouco de manteiga sobre as rodelas, acrescente pedaços de sardinha e leve ao forno com papel alumínio por cerca de 30 minutos.

Aviso aos leitores que aceito de muito bom grado receitas com poucas calorias! :)

Comentários

  1. Oi Glória, td bem???
    Vou experimentar esse tempero no peixe! Adorei.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Glória!
    O livro é um achado, tenho a certeza que vais gostar e muito, quanto ao bolo do reino, ele é fácil de fazer e super apetitoso, dá para comemorar todos os dias de reis com ele, rs
    Tilápia é o meu peixe favorito, costumo fazê-lo com amêndoas e manteiga ( nada light) é "aquele" tipo de prato para comer e depois pagar os pecados da santa gula!!!
    Assim, como vc eu tb estou precisando de algumas receitas com baixíssimas calorias, viu?
    Beijo,
    Tati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas