Dia dos namorados: impossível fugir

Queijo derretido, às vezes penso que não tem amor maior que isso

Tento fugir de sua obviedade, mudo a estação de rádio quando começam as propagandas e evito a leitura das centenas de "dicas de presentes", propagandas e similares. Mas este é, de fato, um tema inevitável: o Dia dos Namorados. Não tenho nenhuma resistência quanto às datas de "presentes obrigatórios" - adoro Natal, Páscoa e aniversário. Mas o bombardeio de "atrações" que surgem no Dia dos Namorados é um pouco exagerado e eu me cansei de passar esta data em pé, ajudando a encher uma grande fila em algum lugar lotado (quando não estava solteira vendo um filme debaixo das cobertas ou saindo com as amigas, o que também tem sua graça, e quanta).

Todos os restaurantes que você conhece oferecerão promoções e menus interessantes para esta data, mas invariavelmente todos estarão lotados. Não quero desencorajar o leitor avesso aos fogões - quem quiser tentar, desejo muito que dê certo. Mas pessoalmente adoro o bom e velho "jantar em casa". Já fiz isso várias vezes nesta data e descobri que o melhor é fazer um prato não muito pesado e não muito complexo, para poder sobrar tempo e disposição para curtir a companhia. 

Descobri que alguns leitores deste blog ainda estão preparando seus primeiros pratos, então pensei em compartilhar aqui algo que já me surpreendi muitas vezes explicando a colegas que não tinham ideia de como fazer isto: fondue. Para o dia dos namorados, me parece um prato ideal: fácil, interativo e na temperatura certa para este clima. Você não precisa ficar de pé em frente ao fogão por horas, enquanto o "felizardo" espera, e o ato de comer é bem divertido.

Em todos os casos, prepare o fondue no fogão e leve-o quente ao rechaud. Lembre-se sempre de manter o fogo baixo ao servir, apenas o suficiente para manter o calor, sem queimar o fundo das panelas. Estas são receitas especiais, testadas e aprovadíssimas, que tenho muito prazer em compartilhar.

Fondue de Carne

A graça do fondue de carne são os acompanhamentos. Fatias de pão crocante e duas ou três opções de molho são suficientes para fazer a festa. Sugiro aqui algumas opções de molho ou patês que não tem mistério nem fogão, basta que os ingredientes sejam processados ou misturados.

- Cereja - Este é o meu favorito. A cor é maravilhosa e bem romântica! Leva 100 grs. de ricota, 1/2 vidro pequeno de cereja sem calda, 2 colheres (sopa) de creme de leite, sal, pimenta do reino a gosto, 2 colheres de requeijão.

- Molho rosê (creme de leite, 1 colher de maionese, catchup, sal, açúcar, molho inglês e uma colher de rum)

- Gorgonzola (creme de leite, ricota, queijo gorgonzola)

- Azeitona (requeijão e azeitonas pretas batidos no mix, na quantidade desejada)

- Curry (maionese, molho inglês, uma pitada de curry, sal, mostarda, e maçã ralada, se quiser um toque especial)

Em todos os casos, faço no "olhômetro"; sugiro misturar os ingredientes e ir provando, para que fique a seu gosto. Depois de prontos os molhos, limpe e corte em cubos cerca de 400 grs. de filé mignon. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acenda seu rechaud e coloque na panela cerca de 3 dedos de óleo de sua preferência (azeite de oliva ou uma mistura de azeite de oliva com óleo de soja, por exemplo). Neste caso, o ideal é usar a panela de cobre ou alumínio.

Fondue de Queijo

Se for comprar pronto, escolha uma boa marca, utilize um vinho branco seco de boa qualidade e, uma dica: esfregue um dente de alho aberto no fundo da panela antes de começar. Se quiser impressionar, faça assim:

1 dente de alho
200g de queijo gruyère
200g de queijo emental
2 copos de vinho branco seco de boa qualidade
SÓ UMA pitada de noz moscada

Esfregue o dente de alho cortado ao meio em todo o interior da panela de fondue e descarte-o. Rale os queijos. Coloque o queijo emental para derreter com o vinho. Quando estiver derretido, incorpore o gruyère e a noz moscada e vá misturando, sempre em fogo baixo, até que o queijo derreta completamente e a mistura fique homogênea. Leve-o quente para o rechaud e mantenha-o sempre quente.

Sirva com pão italiano ou outro de consistência firme, para não despedaçar quando for mergulhado no queijo. Também vai bem quando combinado com cogumelos grandes e firmes, como o Paris. O ideal é usar a panela de ágata ou cerâmica. Se não tiver, uma de teflon resolve, mas mantenha sempre o fogo baixo para não queimar o fundo.

Fondue de Chocolate

200g de chocolate em barra
350g de creme de leite
1/2 colher de chá de manteiga
1 colher de açúcar

Corte em pequenos cubos o chocolate e, em banho maria, derreta-o completamente. Acrescente o creme de leite e a manteiga e misture bem, até que fique homogêneo. O ideal é utilizar uma panela de ágata ou cerâmica. Sirva com pedaços de frutas: morango, cerejas, bananas, pera, maçã, uvas...

Sugiro harmonizar o fondue de queijo e o de carne com vinhos tintos, jovens e macios, com poucos taninos, como o merlot ou pinot noir. O fondue de chocolate pode acompanhar um vinho de sobremesa (Marsala ou Porto, por exemplo). Compartilhe com quem você mais gosta. ;)

Comentários

  1. Grória! Não fique tanto tempo sem nos brindar com seus textos!!

    Bj!

    Patto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas