Ingredientes que fazem toda a diferença

Na última semana, tive vontade de fazer pratos leves, rápidos e variados, mas com um toque de originalidade. Alguns ingredientes que, por sorte, tinha em casa, trouxeram este sabor diferente que eu queria: damasco seco e pistache, que trouxe da Turquia, um biscoitinho tipo cracker, finíssimo, com gergelim, azeitonas pretas e suculentas da Grécia e o bom e velho queijo Minas frescal. Sim, pensei, bons ingredientes fazem toda a diferença e não é difícil ter um ou dois deles à mão para transformar pratos simples.

Para dois, preparei um aperitivo com os crackers, queijo cottage, pedacinhos de damasco e um toque de tomilho e mel. Para variar, fiz alguns também com cottage e lascas de azeitona grega. Sem mistérios, mas tão saboroso que deu vontade de comer só aquilo no jantar.

Como entrada, uma salada de folhas de rúcula com pistache e molho de mostarda e mel. Particularmente, prefiro saladas de folhas variadas, mas esta ficou muito boa como uma pequena entrada. Para o molho, misturei mostarda, mel, um pouco de azeite de oliva e algumas folhas de alecrim. As sementes de pistache tostado, esta iguaria utilizada há pelo menos 9.000 anos, dão um toque de leveza e um sabor exótico a qualquer prato.

Aliás, desenvolvi uma fulminante obsessão por pistache quando estive na Turquia. Sua história é muito bonita e cercada de mistério, luxo e muitas lendas milenares em seus locais de origem: Síria, Turquia, Grécia e até no Egito, onde, diz a história, era utilizado como componente de um perfume pelos faraós.

O prato principal foi um risottinho de tomate seco, queijo frescal e manjericão, curinga para as noites de cansaço que pedem um prato quentinho e fácil. Aqui no blog já existem várias receitas de risotto. A base é a mesma, basta mudar os últimos ingredientes que "personalizam" o prato, no caso estes três últimos que citei acima. A sobremesa ficou para outro dia, porque afinal era um dia de semana de muito cansaço, preguiça e regime...



Aperitivos de queijo cottage com Damasco, perfeitos com uma boa cerveja de trigo gelada


Salada de rúcula com pistache, aperitivo de luxo dos sultões otomanos


Risotto de tomate seco com queijo Minas frescal - na minha opinião, o melhor substituto brasileiro para a verdadeira ricota italiana

Comentários

  1. Ai que delícia...não sei se gostei mais dos aperitivos ou da cerveja de trigo...hummm....adooooooro!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas