Uma sobremesa leve, por favor!



O calor nos faz fazer coisas estranhas. É mês de Natal e as pinhas, gorrinhos e árvores com tinta ou pedaços de algodão imitando neve só fazem nos recordar o quão longe estamos das renas e de temperaturas próximas a zero. Tenho muita pena dos papais noeis de shoppings, com tantas barbas, roupas e jingle bells ao fundo, o tempo todo.

Já eu, me arrastando de tanto calor e usando todos os vestidos do armário, repetidas vezes, ando sonhando apenas com espumantes bem gelados, carnes de ave frias com farofa, frutas e sobremesas muito frescas. Não consigo me sentir tentada pelos amanteigados bolos ingleses, pelas frituras e - afaste de mim! - tenho cada vez menos vontade de comer aquelas tortas carregadas de chocolate que fazem tanto sucesso. Para quê tanto chocolate, menino Jesus? 80% de cacau só na Finlândia; aqui não está dando.

Estes dias, em protesto a este clima quente, porém natalino, cortei meu cabelo até aparecer a nuca (ah! quanto frescor) e me surpreendi ao ver que me lembrava de uma receita completa da família sem precisar consultar os cadernos. Uma receita simples, com ingredientes óbvios, mas com um sabor confortável de infância que a coloca entre os meus doces favoritos da vida. Suave, leve e, como ninguém é de ferro, com uma camada de chocolate sim, porém na medida ideal para estas temperaturas desérticas. Não durou 24 horas e, infelizmente, não podemos repetir, pois afinal, é verão também.

Pavê de Nescau

Ingredientes:

1 caixa de biscoitos Champagne
8 colheres (sopa) de Nescau ou chocolate em pó
1 copo de água filtrada
3 gemas de ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 claras de ovos
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher de açúcar

Faça uma calda com o chocolate e a água, fervendo-a até apurar um pouco e tornar-se homogênea. Molhe os biscoitos nesta calda e deite-os em um pirex.

Numa panela, faça um creme com as gemas, o leite condensado, o leite e, se desejar, uma pitada de baunilha, mexendo sempre, em fogo baixo, até que comece a se desgrudar da panela. Deixe esfriar e deite este creme sobre os biscoitos no pirex.

Bata as claras em neve até que fiquem bem firmes e acrescente o creme de leite e o açúcar na batedeira. Deite esta camada sobre a anterior e leve à geladeira por cerca de 8 horas. Decore com chocolate granulado ou raspas de chocolate. Ou, para um clima natalino, nozes picadas também vão muito bem.

Comentários

  1. Grória! Já tava com sôdade do Blog!!
    Neste calorão a melhor sobremesa do mundo pra mim é:salada de frutas...
    Eu sou muito previsível, né?! Rsss...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas