Porque é Natal



Difícil sair do convencional nesta data que nos faz, sazonal e subitamente, ficar mais sensíveis, saudosistas e comilões. Mas é sempre bom experimentar. Este ano, experimentei algumas variações que funcionaram bem - não apenas em receitas, mas em atitudes também. Foi bom.

Não sei se já deixei claro por aqui, mas eu ADORO Natal. A ponto de ficar com ciúmes se, em novembro, meu vizinho já colocou sua guirlanda na porta e eu, ainda não.

Suspeito que isto seja herança da minha avó Mireille. Uma vez contei mais de cem anjinhos de vários tamanhos espalhados por toda a casa - TODA a casa - em dezembro. Apesar de concordar no que toca ao exagero da decoração, a diversidade de enfeites, as comidas e a árvore imensa criam um clima irresistível para mim, desde pequena. Procurar os penduricalhos novos na casa da avó era uma das minhas primeiras atitudes, tão logo chegava à sua casa, perto do dia 24.

Este ano, sem a vovó por aqui e sem a possibilidade de viajar, passei meu primeiro Natal na casa nova, com meu pai e sua família, a árvore pequenininha, mas iluminada. Foi leve, tranquilo e bastante alegre.

Testei uma receita nova de peru e resultou num prato bem saboroso. Peru ao molho de damascos. Compartilho aqui e desejo a todos um Natal de luz e um 2011 de muitos sabores. =)

Peru ao molho de damascos

Para uma ave de cerca de 3,5 kg:
200 grs. de damasco seco
4 colheres de geleia de damasco
2 copos de suco de laranja
um punhado de tomilho
sal a gosto
2 colheres de manteiga

Faça uma mistura de manteiga com o tomilho e o sal, e esfregue bem esta mistura por toda a ave. Coloque-a em uma assadeira untada e leve ao forno. Numa panela, derreta a geleia de damasco e incorpore-a ao suco de laranja. Quando o peru começar a dourar, comece a regá-lo com esta mistura aos poucos, à medida que ele seca no forno. Quando o peru já estiver quase pronto (calcula-se 1 hora no forno para cada 1 quilo), coloque os damascos picados no tabuleiro, misturando-os ao sumo que se formar, e deixe por 15 minutos. Coe o líquido, utilize-o como molho e, da parte sólida, separe os pedaços de damasco, para serem servidos junto à carne.

Comentários

  1. 2010 tá um ano incrível, e o natal foi lindo demais. até lombo eu comi, e eu super não gosto(ava?) dessas comidas natalinas... até ontem!

    e eu acabei de comer um salmão com molho de damasco de uma ceia alheia e achei tuuuudo na vida, então imagino que seu passarinho com damasco deva ter ficado uma gostosura.

    Glória, espero que seu natal tenha sido delicioso e que papai noel tenha vindo todo bonitão pra você. adorei conhecer seu blog neste ano, e entro em 2011 com você e ele na minha listinha - e no coração :).

    tudo de muito bom pra você e sua família!
    um beijo enorme, e até jájá! :D
    feliz tudo novo!

    ResponderExcluir
  2. Grória!!
    Acabou que a gente nem se viu este final de ano, né?!
    Tudo de bom pra voce e Betão!
    Espero que vc continue com o blog, porque ele é uma delícia!(literalmente...rss.)
    Ah! Outro dia fiz o seu bolo de limão!!! Ficou bão e bonito!
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!!! Obrigada pelos lindos votos! :)
    Patto, o bolo ficou gostoso? Ficou leve?
    Prometo continuar com o blog em 2011 e, se possível, com uma frequência maior. Obrigada por me acompanharem no ano que passou. Beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas