Bolo de banana: mais uma obsessão


Ops, quando lembrei da foto, já havia comido um pedaço

Depois de encontrada a receita do Tiramisù perfeito, o desafio dos últimos meses foi encontrar uma receita de bolo de banana que me agradasse plenamente. Vivo comprando cachos imensos de banana e algumas delas às vezes se perdem.

Além disso, sou chata e adoro bolo de banana. Então eu tinha lá meus pré-requisitos para tal iguaria: 1) tinha que ter banana na massa, porque só pão-de-ló com banana em cima não seria "bolo de banana"; 2) tinha que ser minimamente saudável, ou seja, conter ao menos um pouco de fibra além da farinha de trigo tradicional; 3) tinha que ter açúcar mascavo, porque bolo branco de banana não convida aos olhos tanto quanto um bolo escurinho; 4) tinha que ter banana em cima também, em tiras finas; 5) tinha que ser simples e rápida, pois vamos combinar que não se trata de nenhuma perna de carneiro à Napoleão, mas de um singelo... bolo de banana, né?

Este ano tentei algumas receitas diferentes, buscando atender às exigências já descritas. Uma delas até postei no blog, mais pelo bonito aspecto e pelo agradável perfume que soltou em casa, do que pelo sabor efetivamente. A massa poderia ter ficado mais leve e o caramelo no qual a "banana de cima" estava imersa queimou um pouco.

Nascida no mês de setembro, não fiquei contente até chegar ao que seria meu bolo de banana ideal. Contrariando as tendências e hábitos, neste domingo acordei cedo e, qual não foi minha surpresa, com vontade de fazer bolo. Algumas bananas bem maduras, que se perderiam rapidamente se eu não as comesse, me deram a ideia.

Misturei aqui, mudei uns ingredientes ali e acho que consegui fechar o ano de 2011 com mais uma receita testada e aprovadíssima com o selo virginiano da qualidade. O bolo de banana fofíssimo, suave, com bananas na massa e no topo, escurinho e tudo, saiu e transformou o café da manhã. Esta receita é realmente original da minha cozinha pequenina. Felicidade plena!

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia em flocos
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
4 ou 5 bananas tipo prata, médias e maduras
1/4 xícara (chá) de óleo de soja ou azeite de oliva
1/4 xícara de leite desnatado
Canela e açúcar para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Separe as claras das gemas dos ovos e bata até formar picos de neve. Corte duas bananas em lâminas finas. Polvilhe açúcar refinado em duas formas fundas de cake (aquela retangular alta, que serve para pães também) e deite as lâminas de bananas sobre o açúcar. Reserve as claras em neve e as formas.

No liquidificador, misture as gemas, o óleo, o leite, o açúcar mascavo e três
bananas. Bata bem até virar um creme. Adicione com uma espátula as claras em neve neste creme. Incorpore a farinha, a aveia, o açúcar refinado e o fermento (melhor ainda se passados antes numa peneira), cuidando sempre para a massa ficar homogênea. Divida a mistura nas duas formas e leve ao forno por 30 minutos. Após desenformar, polvilhe açúcar com canela por cima do bolo pronto.

Comentários

  1. Ô Grória,pára com isso, pô!! Rss...
    Não tô grávida, mas fiquei com desejo, aquele desejo urgente de grávida,(a gente não esteve grávida, mas esse desejo de grávida é lendário) de comer esse bolo...
    Minha mãe faz um ÓTIMO, mas não é com açucar mascavo...nem aveia
    Tava com sôdade do Blog!!

    Bj, Patto.

    ResponderExcluir
  2. Glorinha, esse bolo parece delicioso, vou testa-lo qq dia, tenho feito bastante bolo de banana, ia até sugerir o q fiz com nozes, mas ele não preenche todos os requisitos...kkk, mas tenho certeza que vai agradar...
    Estava com saudades de vc!
    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Gloritcha, testei sua receita no sábado (09/06) na casa de uma amiga! Na verdade, tive que mudar um pouquinho, mas ficou uma delícia de qq jeito! Não tinha mascavo, então usamos só açúcar refinado e tb substituí o leite por suco de laranja pq a irmã dessa amiga tem intolerância à lactose. Amei! :) bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas