Se a vida lhe dá uma banana....



Este não é um blog estilo "diário", e isto ficou decidido desde o primeiro post que, se não me engano, foi sobre um bolo de maçãs. Porém, tanto o ato de escrever quanto o de cozinhar não podem deixar de estar impregnados do espírito daquele que escreve. Ou cozinha.

Por isso acho mais prudente não cozinhar se não estou bem. Eu não acredito em tantas coisas, mas - segredo revelado - temo que maus fluidos passem à comida e deixem de baixo astral qualquer desavisado que venha a provar daquela iguaria. Sempre me lembro daquele livro da Laura Esquivel (que originou o filme homônimo, ambos esplêndidos), "Como Água para Chocolate". As lágrimas de cebola inundando a casa. As codornas com pétalas de rosas que, quando preparadas pela protagonista Tita, transmitiam àqueles que comessem a paixão ou a tristeza avassaladoras da heroína.

Para escrever, então, nem é preciso explicar muito. Muitos autores já creditaram seu talento à sua depressão. Eu vejo esta "justificativa" com olhos um pouco suspeitos. Da minha parte, não posso, em absoluto, reler qualquer coisa que escreva durante uma crise de tristeza, sem achar tudo aquilo um grande porre melancólico e adolescente meia hora depois.

Foram algumas semanas - tem sido algumas semanas - de muito trabalho e uma tensão sem precedentes. Sempre me entristeço imensamente ao ter de abrir mão do meu tempo, dos poucos rituais que tornam nossa rotina mais humana. E isto teima em acontecer neste mundo do século XXI. Não cozinho, portanto, desta forma, e não escrevo tampouco, porque tudo que pode resultar disto são resmungos sem importância e comidas mal feitas, ou sem o tempero adequado, como me saiu um peixe, coitado, que cismei em fazer uma semana atrás.

Mas hoje me sinto bem. E pensei em celebrar o sábado à tarde, ensolarado e friozinho, com um bolo de banana caramelado, escuro e fofo, que perfumasse a casa. E que fosse rápido, porque o tempo livre continua sendo pequenininho.

Esta receita eu adaptei daqui.

Bolo de banana caramelado

Cobertura:
1 xícara de açúcar para o caramelo
3 bananas nanicas grandes, em rodelas de 0,5cm de espessura, bem maduras

Massa:
3 ovos
1/2 xícara [120ml] de leite
1 colher de extrato de baunilha
1 xícara [180g] de açúcar mascavo, se quiser mais escurinho
2 colheres de sopa de manteiga
1 e 1/2 xícaras [180g] de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Leve o açúcar ao fogo até caramelizar (derreter, fica liso e dourado - cuidado para não escurecer!). Com a ajuda de uma colher, despeje em uma fôrma de 20cm de diâmetro (ou duas retangulares de cerca de 10x15cm) e espalhe bem no fundo e nos lados. Distribua as rodelas de banana no fundo, bem próximas uma às outras.

Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador, bata bem até misturar e soltar bolhas e despeje com cuidado sobre as bananas. Asse em forno preaquecido a 200 graus por 35 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um prato.

Observação 1: Usei formas de teflon e o bolo se soltou rapidamente, apenas com a ajuda de uma faca para afastá-lo das paredes. Acho que não haveria problemas com uma forma de alumínio. De qualquer forma, o caramelo ainda quente ajuda a soltar.

Observação 2: Da próxima vez, tentarei fazer o caramelo direto no tabuleiro, untando com manteiga e açúcar. Meu caramelo passou um pouquinho do ponto e ficou um pouco duro, apesar de saboroso. Acho que vale experimentar uma alternativa mais segura!

Comentários

  1. Concordo com tudo o que foi dito, nunca faço nada na cozinha quando estou triste, principalmente bolos e pães, pois é certo que ele vai desandar, pra cozinhar, o humor tem que estar sempre bom ;)
    certeza que esse bolo está delicioso, como tudo o que vc faz amiga!

    beijos ;)

    ResponderExcluir
  2. eu tenho minha frescura com receitas que levam banana, mas normalmente experimento, e gosto. e eu acho essa parte queimadinha, brilhante e grudenta a coisa mais yummy de um bolo de banana.

    aí sim.

    e humor mexe com tudo mesmo e, concordo, afeta o mundo pela barriga. ainda bem que isso é tão verdadeiro pro bom humor também.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus!
    Banana e caramelo urgenteeeeeeee!!!!!!
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, escrevi o recadinho e na hora de publicar ele se foi...rs
    Bom, vamos de novo...
    Esse bolo parece deliiiciosooo! Adoro banana, acho que combina com tudo!
    Concordo com vc, não rola cozinhar de baixo astral, parece que a comida fica "carregada"!
    Glorinha, uma ótima semana pra vc!
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Eba!! Ainda tenho leitoras! :D Obrigada, meninas! :) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Claaaro que voce tem leitoras, Grória!!!
    Quanto a comida é assim mesmo...tive prova disto esta semana...rs...
    Fiquei com água na boca com o bolo!
    Bjus,
    Patto.

    ResponderExcluir
  7. Olá Glória, adorei esse seu cantinho e o seu bolo é realmente de dar água na boca, parabén.
    bjs
    Sol !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas