Cookies for fun e o imaginário dos outros


Minha fascinação por cookies me recorda um pouco do depoimento de uma escritora nigeriana, Chimamanda Adichie, quando ela conta sobre os livros estrangeiros que lia na infância e que a faziam se questionar onde estariam aqueles cenários de neve, as torradas com pasta de amendoim, as crianças de cabelos claros e todo aquele contexto que não era seu.

Salvas as devidas diferenças, sinto-me um pouco assim com tantas coisas, e os cookies com leite me acalentam com a memória de uma infância em que, na realidade, nós comíamos mesmo biscoito de maizena, pão de queijo e rosquinhas Mabel.

Isto me faz lembrar também das revistinhas da Turma da Mônica - qual criança brasileira criada nas grandes cidades não sonhava com a existência de um "bairro do Limoeiro", onde era possível andar sozinho por aí fazendo planos mirabolantes e deparando com sorveteiros e amiguinhos a cada esquina?

O fato é que, de tanto sermos influenciados por imaginários alheios, fui também uma feliz vítima deste fenômeno e apaixonei-me por aquelas pequenas rodelas incrustadas de chocolate, de forma que o ato de encontrar cada gota com os dentes é de uma alegria pueril e sem igual para mim, já há muitos anos.

Saudosa deste sentimento e com um pacotinho de gotas de chocolate pacientemente aguardando uma brecha na minha agenda, dediquei-me à receita abaixo. Muito, muito fácil de fazer. Meus desejos da infância que não existiu foram plenamente satisfeitos por cerca de dois dias.

Cookies de chocolate e aveia (só para dar um toque "saudável")

1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de aveia
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
150 gramas de chocolate ao leite picado grosseiramente
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (se não tiver, retire o sal dos ingredientes)
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de baunilha
1 ½ xícaras de gotas de chocolate ou mais 150 gramas de chocolate ao leite picado em cubinhhos pequenos

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Misture a farinha, a aveia, o bicarbonato e o sal em uma tigela e reserve. Derreta os 150g de chocolate picado grosseiramente com a manteiga em banho-maria (ou no microondas) e deixe esfriar ligeiramente. Coloque a mistura de chocolate na tigela da batedeira, junte o açúcar, os ovos e a baunilha e bata em velocidade média até combiná-los bem.

Desligue a batedeira e acrescente os ingredientes secos. Adicione os pedaços de chocolate, misturando-os à massa com uma colher de pau ou espátula.

Com o auxílio de uma colher de chá, coloque bolinhas da massa em assadeiras já untadas (com manteiga e farinha), deixando 4 cm de distância entre uma e outra.
Asse até que os cookies esparramem e as superfícies rachem, cerca de 20 minutos (os biscoitinhos ainda estarão moles). Deixe esfriar e guarde em potes ou latas herméticos por até 3 dias.

Rende cerca de quatro dúzias.

Observação: Estava pensando que é possível variar algumas combinações com esta receita. Em vez da aveia, pode-se colocar a mesma medida de nozes. Ou a mesma medida de chocolate em pó, se quiser um cookie de chocolate mais forte. Ou chocolate branco no lugar do chocolate ao leite. Muitas possibilidades para provar! :)

Comentários

  1. Oi Glória, adorei seu post, tb cresci comendo biscoito maizena e rosquinhas mabel, essas ainda só qdo ia visitar minha Vó Maria...rss... ohhh tempo bom...
    Adorei seus cookies!!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Gloritcha, amei seu texto! Super me identifiquei! Amo coockies e vc agora me deve BIG TIME! beijos

    ResponderExcluir
  3. Estava sentindo falta dos seus textos deliciosos!

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas